Tecnologia

Processo tecnológico


Uma vez os resíduos separados e triturados para obtenção de partículas com tamanho inferior a 50 mm, estes são levados por uma cinta transportadora ao depósito da câmara de reação mediante o qual a câmara se enche por efeito de gravitação.

Após o arranque do equipamento, a câmara de reação é aquecida pelos queimadores de gás à temperatura de funcionamento próxima de 450 °C. Uma vez a mesmaenchida com os resíduos, a humidade evapora-se por completo, iniciando-se a partir de 200 °C o processo de mineralização, gaseificação e valorização. As temperaturas oscilam entre 500 e 550 °C consoante os tipos de resíduos tratados.

O processo de mineralização leva à dessecação do material e à sua consequente decomposição. O carbonogaseifica-se em CO2 ououtros compostos orgânicos que se decompõem nos catalisadores em CO2 ou H2O. O carbonoé inteiramenteconsumido visto que as reações em curso encurtam as cadeias dos hidrocarbonetos de gás. As mesmas se decompõem por catálise em CO2, H2O ematériainerte (consoante a composição do material orgânico).

Os componentes dos resíduos de vidro ou de metal não sofrem oxidação durante o processo de mineralização devido às baixas temperaturas e pelo facto de o nível de oxigénio presente (3 %) ser negligenciável. Com esta tecnologia os componentes saem intactos do processo. O processo na câmara de reação pode ser considerado anaeróbio.

A mineralizaçãocatalítica é um processo de transformação do material orgânico em minerais.

O volume dos resíduos admitidos é reduzidode 80 a 99 por cento de acordo com a sua composição.

Os resíduos tratados/aproveitados são evacuados da câmara de reação sob forma de pó fino mineral e encaminhados do depósito situado na parte inferior da câmara por uma cinta transportadora de evacuação em direção ao contentor de recolha.

Uma vez o processo de mineralização acabado, inicia-se o processo de limpeza técnica dos gases. A temperatura reduz-se progressivamente a 400 °C paraimpedira danificação dos catalisadores. O gás é levado, a seguir à reação, aos filtros de alta temperatura nos quais é desembaraçado de todas as impurezas e minerais para não danificar os catalisadores.

O mesmo é depois encaminhado ao incinerador catalítico onde é enriquecido pelo oxigénio do ar, a sua temperatura subindo a 600 °C. No reator a reação transforma CxHy e CO em H2O e CO2. 5 % do gás muito quente do reator é trazido de volta à câmara de reação. Como a sua temperatura aumenta, prescinde-se de continuar o aquecimento pelo queimador de gás. Os restantes 95 % do gás muito quente seguem ao permutador de calor que funciona com princípio de troca (ar – ar, ar – água, ar – óleo). A temperatura no permutador de calor desce de 600 °C a 220 °C. O ar ou o vapor de água proveniente do permutador pode dirigir-seao turbogerador que produz energia elétrica de acordo com a sua potência, ou continuar em direção do reator catalíticoDeNOx onde NOX é reduzido a NO2.

Os catalisadores funcionamem condições de temperatura ideal. O gás decompõe-se e nos catalisadores produzem-se CO e CO2 assim como compostos de nitrogénio NOx. Os compostos de cloro liberados do gás podem ora continuar a ser tratados ora sofreruma alcalização nos sorbentes (as partículas ficando captadas por um dispositivo), produzindo CO2. O gás de reação acaba por ser purificado no oxigenador reversível, o grau de limpeza sendo de 99,99 %.

O gásé de seguida enviado no permutador de calor onde a sua temperatura desce de 220 °C a 35 °C e donde é transferido para a chaminé e rejeitado na atmosfera sob forma de vapor de água (CO2 e H2O). Se a água, cujo volumeé de 600 l por tonelada de resíduos, for retida, só o CO2 será rejeitado na atmosfera.

O esquema


O esquema de base do equipamento para eliminação de resíduos urbanos.

Infra Waste proces